Exercício de Programação – Lâmpada

Nos exercícios abaixo, simulação quer dizer que você deve fazer um programa que permite uma interface entre o usuário e o que se está querendo simular. No caso do primeiro exercício, por exemplo, pode-se ter uma tela da seguinte forma:

Estado da lâmpada: apagada
O que você quer fazer?
1. Acender
2. Apagar
3. Sair
Sua opção:
1

Após a entrada do usuário, mostra novamente a tela:

Estado da lâmpada: acesa
O que você quer fazer?
1. Acender
2. Apagar
3. Sair
Sua opção:

1. Simulação Básica

Escreva um programa que simule uma lâmpada: ela pode estar acesa ou apagada (estado) e pode acender ou apagar (ações).

2. Queime-se a Luz!

Melhore a simulação de forma que, na quinta vez em que a lâmpada é acendida, ela queima. Opcional: faça com que o número de vezes que a lâmpada acende antes de queimar seja aleatório.

3. Manutenção

Melhore a simulação de forma que seja possível trocar a lâmpada queimada.

4. Estúdio

Melhore a simulação de forma que seja possível controlar diversas lâmpadas (você escolhe quantas).

5. Semáforo

Escreva um programa que simule um semáforo. Reuse o que foi feito nos exercícios anteriores.

6. Trânsito

Escreva um programa que simule os semáforos de um cruzamento de trânsito.


Dependendo da disciplina que você está cursando, faça o(s) exercício(s) acima usando:

  • Portugol, C# e/ou Java
  • Console, Desktop e/ou Web
  • Sem/Com Tratamento de Erros (Exceções)
  • Estruturado, Procedimental e/ou Orientado a Objetos

Dependendo da disciplina que você está cursando, faça o(s) exercício(s) acima usando:

  • Portugol, C# e/ou Java
  • Console, Desktop e/ou Web
  • Sem/Com Tratamento de Erros (Exceções)
  • Estruturado, Procedimental e/ou Orientado a Objetos

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