Exercício de Programação – Carrinho de Compras

Escreva um programa que simule o carrinho de compras de um site:

  1. Tenha alguns produtos disponíveis.
  2. Adicione produtos no carrinho.
  3. Liste os produtos que estão no carrinho.
  4. Mostre o total a ser pago.

Exemplo de interação:

Produtos:
 1) Cerveja (R$ 3,10)
 2) Amendoin (R$ 1,99)
 3) Picanha (R$ 49,70)
 4) Carvão (R$ 9,99)
 5) Refrigerante (R$ 5,60)
 Entre com o produto ou vazio para finalizar a compra: 1<enter>
 Cerveja no carrinho...

Produtos:
 1) Cerveja (R$ 3,10)
 2) Amendoin (R$ 1,99)
 3) Picanha (R$ 49,70)
 4) Carvão (R$ 9,99)
 5) Refrigerante (R$ 5,60)
 Entre com o produto ou vazio para finalizar a compra: 5<enter>
 Refrigerante no carrinho...

Produtos:
 1) Cerveja (R$ 3,10)
 2) Amendoin (R$ 1,99)
 3) Picanha (R$ 49,70)
 4) Carvão (R$ 9,99)
 5) Refrigerante (R$ 5,60)
 Entre com o produto ou vazio para finalizar a compra: <enter>

Você comprou:
 Cerveja (R$ 3,10)
 Refrigerante (R$ 5,60)
 Total a pagar: R$ 8,70

Obs.: você define quais os produtos serão oferecidos.

Melhoria

No exemplo mostrado, a listagem não indica a quantidade de cada item. Assim, caso o usuário tenha comprado três cervejas, a saída do programa ficaria assim:

(...)

Você comprou:
 Cerveja (R$ 3,10)
 Cerveja (R$ 3,10)
 Cerveja (R$ 3,10)
 Refrigerante (R$ 5,60)
 Total a pagar: R$ 14,90

Melhore o programa de forma que a listagem indique a quantidade de itens comprados. Exemplo:

(...)

Você comprou:
 3 x Cerveja (R$ 3,10) = R$ 9,30
 1 x Refrigerante (R$ 5,60) = R$ 5,60
 Total de itens: 4
 Total a pagar: R$ 14,90

Dependendo da disciplina que você está cursando, faça o(s) exercício(s) acima usando:

  • Portugol, C# e/ou Java
  • Console, Desktop e/ou Web
  • Sem/Com Tratamento de Erros (Exceções)
  • Estruturado, Procedimental e/ou Orientado a Objetos

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