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2º Dojo da disciplina de OO (2º sem. de 2013)

  • Data: 07/10/2013
  • Horário: 21:15
  • Linguagem: C#
  • Problema: O problema proposto foi a de criação de classes que permitissem a seguinte saída:
    Cliente: João
    Telefone: (11) 555-8888
    Pedido #: 3412
    Item Produto Quantidade Preço Total
    1 CPU 1 600,00 600,00
    2 RAM 1Gb 8 100,00 800,00
    3 Pendrive 4Gb 2 50,00 100,00
    Total: 1500,00
  • Formato: Randori
  • Participantes: David Anderson da Silva Rocha, Edson Antônio de Almeida Júnior, Emerson Gaudino Garcia, Érika Lima Vila Nova, Francisco Gregório da Silva Júnior, Guilherme Pettine, Isaac Eliape Ferreira de Brito, Ivan Felipe Banov, Osmar de Souza Queiroz, Rafael Godinho dos Santos Lima, Ramon Chiara, William Silva de Souza.
  • Código: GitHub

Narrativa

Nesse segundo Dojo, foi proposto o mesmo problema anterior, mas a descrição continha valores que ajudou a entender melhor o que deveria ser feito. Os valores também foram úteis na criação dos testes.

Apesar de começarmos na segunda parte da aula novamente, tivemos mais tempo pois não foi preciso dar uma explicação sobre o que é um Dojo e TDD. Além disso, seguindo comentários da retrospectiva anterior, o tempo de programação foi aumentado para 7 minutos. Mesmo assim, quase todos participaram na programação em par.

Um ponto que foi feito diferente é que, dessa vez, o professor é quem escrevia os testes enquanto os alunos deviam fazê-los passar. Issou ajudou no andamento do Dojo tanto em questão de tempo quando na direção em que o desenvolvimento deveria ir.

Fotos

Retrospectiva

  • O que deu certo? / O que aprendemos?
    • O pessoal estava empenhado / Participação de todos x3.
    • Criação de diversos métodos / Ajuda a desenvolver a lógica do outro / Fica mais fácil identificar o erro estando do lado de “fora”.
    • O professor ajudou a começar os testes e isso ajudou.
    • Ajudou a revisar a matéria / Revisão de lista x2.
    • Tempo suficiente / Maior tempo de desenvolvimento x2.
    • Retrospectiva com post-its.
  • O que pode melhorar? / O que dificultou o aprendizado?
    • Tempo curto / Não trabalho sob pressão.
    • Entender lista / Faltou lembrar conceitos antigos, como List.
    • Explorar métodos que recebe mais de um item.
    • Godinho na sala (sacanagem, galera!).

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